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Dicas de Viagens - Pacote turístico

Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2012, 14h02

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Cuidados ao escolher um pacote turístico

Optar por um pacote turístico pode ser uma boa idéia. Além da comodidade de garantir transporte e hospedagem, o turista ainda tem a vantagem de um roteiro previamente traçado. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que a viagem saia como planejado.

Planeje e pesquise preços de pacotes turísticos. Não esqueça que em períodos de alta temporada, os preços de serviços relacionados ao turismo (como transporte, hospedagem, alimentação, infra-estrutura de pontos turísticos) aumentam.

Verifique as referências da agência, procurando indicações de conhecidos ou fazendo um levantamento dos dados cadastrais da empresa junto ao Procon.

Avalie cuidadosamente promoções que oferecem muitas facilidades;

Como em toda transação de compra e venda de serviços o que vale é o que está escrito, exija da agência um contrato registrando tudo o que foi prometido e, ainda, guarde o material impresso promocional do pacote escolhido.

Informe-se previamente sobre tudo que diz respeito ao seu pacote, como datas de início e término, preço total, localização do hotel, tipo de acomodação, programas incluídos, situações em que pode ocorrer rescisão contratual, refeições inclusas, presença de guias e taxas extras.

Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas e autorização para viagens de menores.

Exija recibos dos valores pagos, comprovantes de reserva em hotéis e as passagens com data de saída e de chegada.

Quando o pacote escolhido for individual, no qual o turista faz seu roteiro personalizado para a viajem, procure, informações sobre a cidade, bons restaurantes, pontos turísticos interessantes e informações sobre a cultura e comportamento. Pesquise preços para poder fazer um planejamento.

Para uma viajem de excursão, não esqueça que os horários dos compromissos são menos flexíveis.

Adquira o voucher (um vale que permite receber os serviços contratados) com antecedência pois, com esta precaução, é mais fácil provar quando houver má prestação de serviços.

Fique atento às datas. Em caso de desistência da viajem, a agência devolverá o valor pago, descontando multas e taxas de administração, que ficam maiores quando mais próximo da viagem.


Quando houver "má prestação de serviços"

Entre em contato com a empresa que vendeu o pacote para comunicar o fato.

Fotografe, colete materiais promocionais impressos e guarde notas fiscais do hotel para fazer uma comparação entre o serviço contratado e o recebido.

Encaminhe uma carta protocolada de reclamação para a agência, com cópias das provas de má prestação de serviço.

A agência deverá indenizar com a devolução de valores cobrados ou com abatimento de preços em viagens futuras. Caso ela não resolva o problema, entre em contato com o Procon.

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